Mais para si.
Receita Vegetariana - Chucrute de Couve-Branca e Couve-roxa com Cenoura | Cooking Classes

A receita foi adicionada aos favoritos.

Mostrar favoritos

A receita foi removida dos favoritos.

Mostrar favoritos

Um erro ocorreu. Por favor, tente novamente.

Cristiana Gastão
Cristiana Gastão
A Cristiana é criadora de receitas e autora do blog culinário “Ai de Mim”, direcionado para a comida do dia-a-dia, saudável, prática e descomplicada. O amor pela culinária nasceu através de uma mudança profissional voluntária e com o abraçar de vários projetos, um deles na área da alimentação saudável e consciente, direcionado para a sustentabilidade.

Ingredientes

1 kg kg couve repolho couve repolho
20 g g sal sal
  Kania
1 kg kg couves-roxas couve-roxa
250 g g cenouras cenoura
25 g g sal sal
  Kania

Receita Vegetariana - Chucrute de Couve-Branca e Couve-roxa com Cenoura | Cooking Classes

Alguém gostou desta receita

Alguém não gostou desta receita

Ocorreu um erro, por favor, tente de novo.

60 min
(24)

Método

  1. Limpe e arranje a couve. Retirando as folhas exteriores e reserve. Corte e descarte o caule interior (guarde para futura utilização)
  2. Lamine num processador de alimentos ou á mão finamente as couves. Faça o mesmo com as cenouras.
  3. Transfira para coadores separadamente para escorrer e retirar qualquer excesso de água.
  4. Junte a cenoura e a couve roxa e pese. Separadamente pese a couve branca
  5. De seguida acrescente 2% do peso da couve em sal, ou seja, para 1 Kg de couve (ou couve e cenoura em conjunto) 20 g de sal.
  6. Envolva tudo muito bem e deixe repousar cerca de 30 minutos. para que o sal ajude a libertar a água da couve e desta forma ajuda a reduzir o tempo de massagem.
  7. Terminado o tempo de repouso, começe a massajar bem a couve até ter uma boa quantidade de líquido e ela ficar mais macia.
  8. Transfira a couve e o mix de couve e cenoura para frascos esterilizados (escaldados)
  9. Vá pressionando o conteúdo o máximo possível, o que permite libertar ainda mais água e fazer com que a couve fique bem submersa no líquido.
  10. De seguida coloque as folhas de couve reservadas no inicio por cima e volte a pressionar bem para que fique submersa.
  11. Tente usar um peso (saco com pedrinhas devidamentes esterilizado) para ajudar a manter a couve sempre submersa pois vai evitar problemas de bolor
  12. Tape o frasco mas sem fechar.
  13. Coloque os frascos num tabuleiro alto. pois no decorrer dos dias a fermentação vai libertar água e ela sairá do frasco
  14. Guarde em local que não tenha contacto direto com o sol
  15. Deixe fermentar entre 5 a 10 dias. Depender da temperatura ambiente. Quanto mais quente menos dias. Mais frio mais dias.
  16. Contudo, aos 5 dias verificar a couve e retirando um pouco com um garfo (esterilizado). Se estiver ao gosto guarde no frio, caso contrario deixe continuar a fermentar e volte a repetir o processo dali a uns dias até estar a gosto
  17. Depois de fermentada retire o peso e as folhas de couve feche com a tampa (esterilizada) guarde no frio até 3 meses a 1 ano.
  18. Sirva simples ou numa salada, como acompanhamento, em sandes etc.