Lista de Compras Receitas Favoritas Favoritos

Dicas & Truques

20-06-2017

https://www.receitaslidl.pt/Articles/Dicas-Truques

Dicas e Truques
« Voltar
Partilha

Dicas & Truques

Jantar salgado

Às vezes até o melhor cozinheiro erra a mão e põe sal a mais. Quando isso acontecer tem 2 opções: servir muita água com a refeição ou colocar uma batata crua partida no tacho e deixar ferver um pouco. A batata vai absorver o sal a mais e deixar o seu prato no ponto!

Esse ovo já viu melhores dias?

Para saber se um ovo está bom, coloque-o num copo com água, de forma a cobri-lo totalmente. Se o ovo flutuar, o melhor é deitá-lo fora. Se for ao fundo, pode usá-lo à vontade.

Camarão no ponto

Um camarão de cabeça para baixo parece um ponto de interrogação... mas não há dúvidas de como o cozer no ponto! Ponha água a ferver com sal. Junte o camarão congelado e cozinhe até levantar fervura novamente. Retire de imediato para um recipiente com água fria e gelo. Quando arrefecer, escorra e sirva.

Claras em castelo

As claras batidas querem-se como os castelos: bem firmes! O segredo está na limpeza. Certifique-se que tanto as varas com que as vai bater como o recipiente estão bem limpos e secos. E claro, não deixe cair nem uma pontinha de gema nessas claras!

Fruta acabada de cortar

Certas frutas, como as maçãs e as peras, assim que são cortadas começam a oxidar e a ganhar um tom amarelo acastanhado. Não é bonito... O que é bonito é cada fruta com a cor com que nasceu! Para isso, basta colocar umas gotinhas de sumo de limão assim que as corta!

Limão até à última gota

Para aproveitar ao máximo o sumo de cada limão, antes de o cortar, faça-o rebolar na bancada, pressionando-o com a palma da mão. Depois é só cortá-lo ao meio e espremer!

Ovos bem descascados

Os ovos cozidos nem sempre gostam de ser descascados. Não se zangue com eles! Assim que estiverem no ponto, passe-os imediatamente por água fria corrente. Depois é só descascá-los tranquilamente.

Pimento pelado

Uma saladinha de pimento assado sabe sempre bem. Mas pelá-los nem sempre é fácil. O truque está no saco de plástico. Sim, isso mesmo. Assim que os pimentos estiverem assados, coloque-os dentro de um saco de plástico e feche até arrefecerem. De seguida, passe-os por água e vai ver que os pimentos até se pelam (quase) sozinhos.

Polvo macio e tenrinho

Quando não tem muito tempo mas quer ter a certeza de que o seu polvo fica bem macio, prepare-se para martelar. Lave o polvo e de seguida, com a ajuda de um martelo de cozinha, dê umas pancadinhas nos tentáculos do polvo até os sentir moles. Depois coza-o só em água e acrescente o sal apenas quando estiver pronto.

Diz-me meu ananás, estás maduro, estás?

Se o ananás falasse temos a certeza que nos respondia. Mas enquanto isso não acontece, experimente o nosso truque: retire uma das “pétalas” do centro da coroa do ananás. Se sair com facilidade é porque o ananás está a tentar dizer-lhe que está pronto para ser comido.